Como AdP está me inspirando, mudanças que estou realizando e resumos de aula

Este tópico contém 13 respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Elton Braga Silva 5 anos, 5 meses atrás.

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  • #1732
     Rodrigo Vieira 
    Participante

    Opa Elton, mandou muito bem! Meus parabéns pela grande iniciativa! 🙂

    #1734
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Obrigado Rodrigão! Por falar nisso criou o seu também? Confesso que ainda não li os diários, mas em algum momento irei ler, me foquei no fórum até agora sobre o de saúde. Enfim hoje queria compartilhar os seguintes tópicos.

    1) Como tudo começou pra mim na Adp
    2) Minha atividade “extra” de AdP, podendo ser um insigth ou alguma sugestão dos comentários após alguma aula.

    1) Posso dizer que minha história pré academia até aqui é longa, mas em resumo foi com o Walmar que li os primeiros posts sobre produtividade e o mude.nu acredito estar lendo os posts desde a sua criação. Ano passado tive contato mais forte com os videos do André, com os livros e fiquei bastante tentado em fazer as inscrições, mas acabei perdendo. Nessa turma fiz a inscrição, mas mesmo antes de pagar acabei tendo a suspresa de receber uma senha para logar e antes mesmo de pagar comecei as lições e pensei “test-drive, né?”, devorei umas 4 aulas e nada de AdP me empolgar, foi quando enviei um e-mail para o André, nada humilde e com atitude total de passageiro, foi quando recebo dele um puxão de orelha e uma simples pergunta que me fez refletir… “sua vida está do jeito que você gostaria?”. Diante dessa pergunta e da resposta óbvia, paguei o curso e já o iniciei com objetivos de mudanças e a primeira pergunta foi como será que posso aproveitar essas aulas? Tem que ser diferente do que faço hoje, pois já li milhares de posts de blogs, livros e estou longe de ter a vida que eu gostaria e de realizar meus sonhos (na verdade tenho até pouca clareza sobre o que eu realmente quero). Mas a primeira atitude foi, refazer as primeiras aulas, ler, reler, ler comentários, participar,entender e anotar em papel (é muito cômodo fazer resumos no computador dando ctrl+c) tudo que for interessante. E dessa forma comecei a AdP.

    2) Já tenho toneladas (exagero.. rsrs) de links e livros e referências que colhi nos comentários e aulas, por isso aproveitando o “ente paineis” já que acabei o painel mental, assisti o seguinte vídeo (recomendado nos comentários, desculpa mas não vou lembrar quem deu a referência): https://www.ted.com/talks/andy_puddicombe_all_it_takes_is_10_mindful_minutes/transcript?language=pt#t-526439 . O video basicamente é sobre a meditação e seus beneficios, recomendo demais, não só o vídeo mas a simples prática dia-a-dia.

    Por hoje acho que é isso. Grande abraço e bons estudos a todos.

    #1735
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Ah, uma passagem do video que achei interessante e quem já terminou o painel com certeza já está adquirindo essa maneira de pensar…

    ” Nós não podemos mudar tudo o que nos acontece durante a vida, mas podemos mudar a forma como a experienciamos. ” (basicamente a metáfora do curso, deixarmos de ser passageiro e nos tornamarmos pilotos).

    #1736
     Rodrigo Vieira 
    Participante

    Nossa Elton, muito, mas muito obrigado pelo vídeo! Já coloquei em minha agenda para ver ele amanhã! 🙂

    Eu já acabei o Painel Mental e já tem uns 12 dias que estou meditando diariamente em blocos de 5 a 10 minutos, pois agora minha maior meta é estar sempre presente, ou então o máximo possível, e só sair do presente por pura vontade própria, eu criei esse objetivo e sinceramente, vou alcançar. E ver esse vídeo é ótimo, estou adorando estes vídeos do Ted.

    Ainda não criei meu diário, pois estou meio que sem “certeza” do que eu devo realmente me focar. Estou muito ansioso para o Plano de Voo, para poder realmente definir qual caminho eu irei seguir. Por enquanto, só estou focado em fazer a meditação diária, as atividades acadêmicas e algumas atividades de um curso técnico que estou fazendo – em fervereiro, pode ter certeza que criarei o meu diário também! 🙂

    Novamente, meus parabéns pela coragem e pelo simples fato de ter saído de sua zona de conforto.

    #1737
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Valeu Rodrigão e cara díficil essa hábito de nos mantermos no presente, né? Mas esse também é um objetivo meu, fantástico quando deliberadamente tomos as rédeas e estamos conscientes do que estamos fazendo né? Também estou viciado nos vídeos do TED, ainda mais que me comprometi para final de fevereiro participar de um treinamento de trabalho totalmente em inglês (quando aceitei, resolvi sair da zona de conforto e aceitar o convite, nem de longe eu estava preparado). Agora assisto um video entre 5 e 10 minutos no TED todo em inglês e sem legenda, se não entender nada, assisto de novo com legenda em inglês e por último se mesmo assim não der para entender, vejo novamente com legendas em portugês.

    Compartilhando, hoje assisti ao video https://www.youtube.com/watch?v=F12DAS-ZNDY também de referência dos comentários, dessa vez veio da aula 03 do painel de controle mental. O vídeo basicamente fala sobre as diferentes gerações e como as mais novas se preocupam cada vez mais com a jornada (não apenas com o resultado) e a busca de próposito para fazermos as coisas (me identifiquei muito, porque até agora 29 anos e ainda não achei o meu).

    Além disso hoje quero começar a compartilhar os meus resumos das aulas (aproveito e vou fazendo uma revisão também). Já mencionei como contruo os resumos, acrescentando apenas de que eu os faço em tópicos e o que eu coloco é o que me chamou atenção (então não necessariamente o que foi importante pra mim na aula, será para o Rodrigo). E por último de dois em dois mais ou menos pego aquelas anotações em papel que fiz durante a leitura da aula e digitalizo (sendo uma forma de revisão e documentação mais confiável que o papel).

    Painel 01 – Introdutório – Aula 01 – Avançar (hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje)
    – Todos nós acreditamos que temos um grande potencial, que somos capazes de fazer a diferença, que podemos ter uma vida significativa. (questões – em que eu sou bom? O que posso fazer pra trazer mais sentido e realização para a minha vida?)
    – Existe um abismo entre o que sou e o que sou capaz de fazer.
    – Desenvolver como piloto em todas os papéis em que realizamos na vida (carreira, como filho, como pai, como tio, como namorado, como amigo, pessoal – saúde, espiritual, financeira, áreas de conhecimentos, etc).
    – Observar que a nossa capacidade é constante, mas o quanto utilizamos depende da identidade que carregamos no momento.
    Atividades extras da aula
    – Ler Eu, Piloto (terceira vez, mais devagar e fazendo anotações)
    – Refletir e anotar em que eu sou bom.
    – Refletir e anotar e o que posso fazer que trará sentido a minha vida (realização) e que me traz qualidade de vida.
    – Refletir e anotar o que eu gostaria de estar realizando e que não estou (depois o que posso fazer para chegar lá).
    – Definir quais papeis desempenho.
    – Começar a pensar sobre missão e valores.
    – Importantes coisas a serem aprendidas:
    1) Domar a mente e evitar a autossabotagem (módulo mente).
    2) Organizar as ações e ser mais produtivo (acredito ser no painel de ação).
    3) Alimentar melhor e exercitar com inteligência (painel de saúde)
    4) Multiplicar meu dinheiro e gastá-lo com sabedoria (painel financeiro)
    5) Ter melhor relacionamento com as pessoas (painel de relacionamento com a tripulação).
    – Identificar quais as principais caracteristicas de passageiro eu estou exibindo (superar).
    – Identificar caracterisiticas de piloto (desenvolver/manter).

    Percebe-se que na aula 01 do painel introdutório surgiram questões que devem ainda se resolver durante a AdP ou em algum momento terei que voltar e fazer essas atividades extras anotadas.

    Grande abraço a todos e sucesso.

    #1738
     Rodrigo Vieira 
    Participante

    Sim, é difícil mesmo, mas agora que acabei de ver o vídeo do TED da meditação que você indicou, ficou muito mais claro agora outros benefícios da meditação, um incentivo extra enorme para eu realizar a mesma!

    Estou realmente considerando a assistir um talk do TED todo o dia, deve ser algo simplesmente muito interessante. Encontrei um vídeo lá chamado “10 tipos de orgasmos que você não conhece” – WTF? kkkk

    Me diz Elton, você tem Skype para facilitar a recomendação de conteúdo? Acho que estou apaixonado pelo conhecimento.

    Aliás, ótimos resumos!

    #1739
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Também sou este tipo de cara que gosta de aprender muito, e meu problema é mesmo aproveitar na prática o que eu sei, um dos meus objetivos aqui na AdP, é tirar coisas da cabeça e fazer acontecer mesmo.

    Rodrigão segue meus contatos, skype não entro muito, uso mais o google talk (hangouts).
    skype: eltonbragasilva
    gmail: [email protected]

    Segue as dicas de hoje:
    – Assisti mais um video de meditação (acredito ter sido recomendado pelo Walmar). Vídeo excelentes dicas (vou procurar uma almofada para meditação) e futuramente também quero tentar ir em um dos centros para uma aula coletiva (aqui em BH já sei onde fica). Link do video: http://vimeo.com/50875614

    Segue mais um resumo:

    Painel 01 – Introdutório – Aula 02 – Passageiros vs Pilotos
    Passageiros
    1) Se arrasta pela vida sem adquirir nenhuma habilidade
    2) Reativos
    3) Mentalidade de que as pessoas estão aqui só para atrapalhar.
    4) Não controlam suas expectativas em relação aos outros
    5) Precisam que tudo seja do jeito que ele quer ou planejou para que possam se sentir bem
    Ambas as identidades coexistem – ninguem é o tempo todo piloto ou passageiro.
    Pilotos
    1) Pro-ativo
    2) é capaz de realizar seus sonhos independente das circunstâncias e de como as pessoas o definem.
    3) Concentram-se no longo prazo
    Notas
    – Repetição é a mãe da habilidade
    – Porque sempre reativamos velhos hábitos? Hábitos foram feitos para que nosso cérebro economizasse energia em tempo em que comida era escasso.
    – Exemplos dados pelos participantes –
    1) falar inglês durante muito tempo é exaustivo (quando ainda não é um hábito)
    2) em viagens para locais novos precisamos prestar mais atenção as ruas e aos detalhes o que nos leva a exaustão mais fácil.
    Atividades extras da aula
    – Ver video (plasticidade cerebral).
    – Complementar as caracteristicas na medida em que aparecem nas identidades de piloto e de passageiro

    #1741
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Hoje, quero compartilhar o video que acabei de assistir sobre os hábitos. O vídeo está totalmente em inglês (faz parte do meu hábito de assistir videos em inglês diariamente sem legendas para melhorar minha compreensão dos textos).

    O video é um resumo do livro Superhuman by Habit http://www.amazon.com.br/Superhuman-Habit-Becoming-Possible-Yourself-ebook/dp/B00NGC8I9E . Brian coloca os cinco pontos mais interessantes do livro.

    Como achei o video fantástico e para que não tem o Inglês tão bom segue o meu resumo do vídeo:

    – Não deixe de cumprir um hábito nem sequer por um dia. Se o perder torne isso o mais prioritário a se fazer no dia seguinte e nunca perca dois dias (adição minha – se perder recomece e tente entender porque, é o significado do hábito? é o sentimento de sofrimento associado? a descrençã do beneficio? Ou estou escolhendo o prazer imediato?).
    – Use os erros ao seu favor para se motivar, ao invés de usar frases como “eu sou ruim nisso” ou “não estou conseguindo, vou desistir” use frases como “eu sou melhor que isso” e “eu posso fazer isso” ou “eu vou conseguir”.
    – Foque no processo, não no resultado, fazer o que me proponho a fazer e seguir o plano (se o plano estiver correto os resultados virão e aproveite a jornada)
    – Identifique e substitua hábitos ruins.

    #1743
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Seguindo com as atividades extras da academia, hoje eu assisti ao vídeo extra milha de Napolean Hill, também recomendado em um dos comentários. Resumo ainda está no papel, mas segue o link https://www.youtube.com/watch?v=T8QUVbqjuBg

    E continuando com o compartilhamento dos resumos das aulas (que eu aproveito para melhorarmos e fazer uma breve revisão).

    Painel 01 – Introdutório – Aula 03 – Plasticidade Cerebral – capacidade de se remodelar em função de suas experiências, necessidades e de fatores do meio ambiente.
    Exemplos de atividades que podemos evoluir:
    – Gerenciar finanças (aguardar painel financeiro)
    – Praticar exercicios com foco em saúde (aguardar painel de saúde)
    – Aprender a me relacionar com as pessoas de forma positiva (aguardar painel de relacionamento).
    O desenvolvimento de habilidades exige:
    1) Foco: é preciso concentração na habilidade que se deseja desenvolver.
    2) Estratégia: é preciso escolher os meios, a forma e a melhor maneira de adquirir uma nova habilidade.
    3) Tempo: é preciso dedicação (constância de foco)
    4) Repetição

    Atividades extras da aula
    – Aprender a dar significado intencionalmente as coisas.
    – Fazer exercicio… me imaginar no leito de morte e pensar em o que eu lamentaria não ter feito.
    – Imprimir/deixar a vista a seguinte frase: “Pretextos. – Nunca te faltarão para deixares de cumprir os teus deveres. Que fartura de razões… sem razão!Não pares a considerá-las. – Repele-as e cumpre a tua obrigação.

    Obs: as atividades extras “riscadas” é por que já realizei em algum momento.

    #1746
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Mais um dia de atividade na AdP, hoje quero compartilhar como está sendo meus níveis de energia durante as últimas semanas.

    Durante duas semanas atrás percebi que meus níveis de energia eram assi, segunda baixo, terça melhor que segunda, quarta e quinta pico de energia, sexta ainda bom, sábado caindo, domingo caindo mais e ae tendo o ciclo recomeçando.

    Com algumas mudanças principalmente diminuindo o abuso de comidas e bebidas no fds, dormir igualmente no fds como durmo nos dias de semana é a primeira segunda que já comecei com um nível muito bom de energia. O que me fez já ter como um lembrete no cantinho aqui, de que uma das minhas metas será manter esse nível de energia alto e constante e o lembrete diz assim, respeitar o meu corpo e seus limites.

    Como atividades extras da AdP, vi o video compartilhado na aula 11 do controle mental compartilhado pela Bruna em que o Seiti Arata fala sobre a importância de curtir a jornada e não apenas o ponto final (resultado), como aprendemos aqui também. Link do video: https://www.youtube.com/watch?v=dRgBuRmALgk e vale muito a pena ver.

    E segue ainda mais um resumo de aula:

    Painel 01 – Introdutório – Aula 04 – Como você se define?
    – O que chamamos de indetidade é apenas o que escolhemos nos identificar. Esteja portanto atento a como você se define.
    – Estar atento as nossas crenças. Por exemplo a diferença entre uma pessoa que acredita que é viciada e uma pessoa que acredita que desenvolveu o vício, é que no segundo caso o vício pode ser revertido.
    – A nossa identidade é diretamente ligada a como encaramos o mundo e isso nós podemos mudar.
    “Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode, de qualquer forma você está certo” – Henry Ford.

    Video Lizzie Velasquez – como você se define – https://www.youtube.com/watch?v=pJssEdWxEqU
    – É interessante notar como ela mostrou uma pespectiva positiva sobre a sua sindrome ( sindrome rara, faz pesar 32 kg, só enxerga com um olho e ela é bem diferente). Consegue fazer piadas sobre a sindromee se beneficia disso, dando palestras motivacionais e usou os prenconceitos para ganhar força e realizar seus sonhos.
    – Os pais foram importantes, pois desde de nova (ela era menor que outras crianças) eles os apoiaram e diziam para ela: “Você tem essa sindrome, mas isto não vai te definir ”
    – Nós podemos escolher o que nos define.
    Lição final dela: Palavras dela: “Eu vou permitir que minhas metas, meu sucesso e minhas realizações sejam as coisas que me definem” (não minha aparência, não a opinião de outras pessoas).
    Transformou todas as coisas negativas em motivação.

    Atividades extras da aula
    – Processar as anotações do vídeo como você se define nessa aula quando for processar.
    – O que me define? Quem eu sou? Minha origem é a resposta? Experiências? Amigos?

    #1752
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Bom pessoal, como não postei nada ontem (dia corrido), segue mais dois resumos:

    Painel 01 – Introdutório – Aula 05 – 3 passos para a mudança
    – Se você quer mudar precisa estar pronto para o desconforto.
    – Poder é a nossa capacidade de gerar resultados
    3 passos:
    1) Elevar minhas exigências – o ideal é fazer uma lista de coisas que eu não irei aceitar e tudo que aspiro ser.
    2) Elevar as exigências e acreditar, não me impondo limites.
    3) Traçar o melhor plano.
    Atividades extras da aula
    – Priorizar a meditação
    – Escrever as coisas que não irei aceitar
    – Escrever as coisas que aspiro ser

    Painel 01 – Introdutório – Aula 06 – como a academia de pilotos vai me ajudar?
    – Os desejos que cultivamos, sejam eles quais forem, não são os reais objetivos. Você não quer ter menos gordura no corpo. Não quer ter menos pedaço de papel na carteira. Não quer visitar uma ilha paradisíaca. O que você quer é aquilo que acredita que sentiria se fosse mais magro, mais rico ou mais aventureiro.

    Atividades extras da aula
    – O que está realmente por trás de cada objetivo que tenho traçado?

    #1754
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Bom pessoal, hoje minhas atividades “extras” da AdP ficou apenas em ver o video do Eckart sobre o poder do agora…. https://www.youtube.com/watch?v=jln-rdKINS4 sensacional video. E pra não perder o costume segue mais resumos

    Painel 01 – Introdutório – Aula 07 – A mentalidade de piloto
    – Somos criaturas de emoções e não lógicas.
    – Como alterar a percepção de sofrimento (nós damos significados as coisas).
    – Novamente é destacado a importância dos hábitos e porque eles foram importantes no processo evolutivo
    Atividades extras da aula
    – Praticar a ideia de fazer o que precisa ser feito, independete de emoções e de como eu estou me sentindo no momento em que a atividade está sendo realizada.

    Por sinal essa prática apesar de eu não estar fazendo deliberadamente posso compartilhar aqui que atividades em que eu me perdia fazendo em casa (procrasinando principalmente) diminuiram significamente o que dia após dia está me fazendo ser mais produtivo e focado nas coisas que acredito ser interessantes.

    Grande abraço a todos, sucesso e sigamos com os nossos aprendizados.

    #1755
     Elton Braga Silva 
    Participante

    Mantendo a constância de escrita e atividades. Hoje segui as refências do o poder do agora, lendo textos e blogs, além de um assunto que não conhecia e que vi algumas referências e fiquei com muita vontade de aprender mais que é a Comunicação não violenta (http://paizinhovirgula.com/comunicacao-nao-violenta-como-ela-pode-ajudar-voce-e-seu-filho/). Um dos links que vi hoje e que foi referência de alguma aula. Recomendo muito.

    Painel 01 – Introdutório – Aula 08 – como a identidade de piloto age
    – Buscar que meus dias sempre se aproximem do dia ideal (planejado, pensado e consciente – agir indiferente de influências externas).
    Recursos que serão importantes na realização de sonhos e metas.
    1) Saúde para ter mais energia física e consequentemente para produzir os resultados desejados.
    2) Dinheiro para colocar em prática as metas (bens e serviços necessários).
    3) Pessoas para ajudar, ser ajudado e compartilhar as conquistas e derrotas.
    Atividades extras da aula
    – Ler diário de bordo do Walmar.
    – Criar próprio diário de bordo.

    Obs: apesar de ter lido todos os posts do diário do Walmar, ainda pretendo rever o post dele sobre a revisão semanal do GTD. E nessa aula mostra que todos os insigths de tarefas que tive na aula, acabei já fazendo.

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